A cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, registrou durante o último final de semana as temperaturas mais altas do país. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que revelam que o município, distante 350 km de Teresina ficou em 1º lugar no ranking tendo registrado 44º C no último sábado (21) e 42º C no domingo (22).
De acordo com o Instituto, além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar registrou em torno de 20% na cidade, deixando a sensação de calor ainda maior. A cidade de Piripiri, também no Piauí, registrou a 16ª maior temperatura do país, com 37,8º C nos termômetros.
A meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, contestou os dados e citou que as altas temperaturas destoaram bastante do que estava previsto e buscou confirmar junto ao Inmet a informação. “Conversei com o pessoal do Instituto e após uma verificação mais aprofundada, constatou-se que a temperatura realmente não foi real e que esse registro se deu por um problema nos sensores”, comenta.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que há previsão apenas de chuvas fracas e isoladas para Parnaíba nos próximos dias e que a meteorologia prevê temperatura em torno dos 39º C.
Cuidados no tempo seco e quente
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.
Alguns problemas causados pelo tempo seco são ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dores de cabeça. Para aliviar o desconforto, recomenda-se ingerir bastante água, evitar ambientes com aglomerações, evitar a prática de atividades físicas no período entre 10h e 16h, além de umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.
0 comentário