Dos 27 estados brasileiros, o Piauí ocupa a 23° posição no ranking nacional de transparência e governança pública. No estudo, o estado piauiense obteve 48,8 pontos e atingiu o desempenho considerado “regular”. Os dados são do levantamento realizado pela organização Transparência Internacional.
Segundo o estudo, o governo apresenta apenas a regulamentação da minoria das normas consideradas essenciais para a promoção da integridade e transparência, mas falha em relação a outros importantes quesitos. Entre eles: detalhamento de dados sobre emendas parlamentares estaduais, obras públicas, incentivos fiscais, concessões de crédito e financiamentos, notas fiscais eletrônicas, registros públicos de empresas, além de publicar as agendas das autoridades estaduais.
Complementar ao estudo, um trabalho realizado em parceria com a Força-Tarefa Popular ainda avaliou dez cidades do Piauí. O resultado não foi diferente da pesquisa feita no executivo estadual: os municípios ainda fornecem informação insuficiente para a população. O desempenho médio foi de 42.6.
Entre as dez cidades, apenas Teresina alcançou o nível “bom”. Quatro foram classificadas como “regular” e as outras cinco foram consideradas como “ruim”.
0 comentário