sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Piauí é o estado do Nordeste com maior crescimento de eleitores jovens

Dados do TSE mostram que quase dobrou o número de novos títulos concedidos a adolescentes com 15 anos no Brasil

09 de abril de 2022

O alistamento realizado pela Justiça Eleitoral no mês de março registrou um salto de 45,63%, quando comparado a fevereiro deste ano em todo o Brasil, entre a faixa etária cujo voto é facultativo. Os dados, que foram apresentados na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da última terça-feira (05), retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros.

Ao todo, entre os jovens com 15 a 17 anos, o número de novos títulos passou de 199.667 em fevereiro para a marca de 290.783 no mês de março – um crescimento superior a 45%. Chama a atenção o aumento da procura pelo documento entre aqueles com apenas 15 anos: em março, foram emitidos 23.185 novos títulos para esses adolescentes, contra 12.297 documentos feitos em fevereiro, um incremento de 88,5%.

Leia mais: No Piauí, 20 mil jovens de 16 a 17 anos estão com títulos em mãos – no Brasil, eles são menos de 10% dos jovens aptos a votar

Na sessão, o presidente do TSE, Edson Fachin, comemorou os números obtidos, ressaltando que os novos eleitores e eleitoras não têm a obrigação de votar, mas mesmo assim optaram por participar da vida política do país por meio da escolha de candidatas e candidatos que os representarão pelos próximos anos. “Lembro que falta um mês para o fechamento do cadastro eleitoral para 2022”, disse. “Ainda há tempo de obter o título e fazer a diferença no dia 2 de outubro”, disse. 

Em um ano, no Piauí, de acordo com a Justiça Eleitoral, foram registrados 7,5 mil novos eleitores, chegando a 25.308 piauienses com idade entre 16 e 17 aptos a votar nas eleições de outubro de 2022.  No mês de março de 2021, esse número era de 17.854 eleitores nessa faixa etária. O número apresenta um crescimento de 41,7% – o maior entre os estados nordestinos.

Quem deseja votar nas Eleições 2022 e ainda não possui título ou tem pendências com a Justiça Eleitoral, tem tempo para regularizar a situação e se tornar apto a votar. O cadastro eleitoral neste ano seguirá aberto até o dia 4 de maio.

Serviços como emissão da primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, mudança do local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para a regularização de inscrição cancelada podem ser feitos, remotamente, por meio do sistema Título Net.

Leia mais: Jovens representam um terço do eleitorado brasileiro – mas não comentam política na internet temendo o “cancelamento”

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *