Um levantamento preliminar do Censo, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que o Piauí possui mais de 3,27 milhões de habitantes. O número representa cerca de 1,75% dos brasileiros, enquanto no cenário nacional a população chega a mais de 207 milhões de pessoas.
Em 2010, quando foi realizado o último Censo, a população total do Piauí chegava a 3,11 milhões de habitantes. Comparado ao resultado da prévia, o quantitativo populacional teve um aumento de 4,8%, com mais de 151 mil habitantes em doze anos.
Entre os nove estados do nordeste, o Piauí ocupa a sétima posição em relação à quantidade de habitantes. Até o momento da divulgação dos dados, o estado teve 96,85% da população recenseada. Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada no país.
Segundo o geógrafo Eric Melo, o crescimento populacional na última década é positivo e requer planejamento dos governos. “Uma maior quantidade de pessoas representa aumento na receita dos municípios e no potencial de trabalho”, destaca o geógrafo. “Qualquer variação no quantitativo populacional, desde o último Censo, influencia diretamente nas políticas, especialmente trabalho, saúde, educação e infraestrutura”, comentou à reportagem.
Segundo o levantamento prévio, os municípios mais populosos são Teresina, Parnaíba e Picos. De acordo com o superintendente do IBGE Piauí, Leonardo Passos, todos os municípios polos cresceram acima da estimativa. “Em Parnaíba, a estimativa estava abaixo de 160 mil e chegou a 163 mil, já em Picos, a expectativa era de 78 mil e atualmente possui mais 82 mil pessoas”, destaca.
Eric explica que a concentração de pessoas em Teresina se justifica pelo maior número de instituições públicas e privadas, além da maior disponibilidade de serviços. Parnaíba, nos últimos anos, tem crescido o potencial socioeconómico e fortalecido a rede comercial e de indústrias. Picos, por estar situada no Centro-Sul, se tornou a cidade polo da região. A saúde, educação e comércio da cidade chegam a abastecer mais de 50 municípios ao redor. “Além de ser grande produtora e exportadora de mel de abelha, é o principal entroncamento rodoviário do Nordeste”, lembra o geógrafo.
Não fique de fora
O Piauí se encontra na segunda etapa do Censo. Até o mês de março de 2023, acontece o processo de recuperação das Unidades Domiciliares que foram registradas com moradores ausentes ou que se recusaram a responder o Censo. O processo visa reduzir ao máximo o nível de “não resposta”. Isso porque a não prestação de informações pode resultar em multas de até dez vezes o salário mínimo vigente no país.
A pesquisa tem como principal objetivo a produção e análise de informações estatísticas sobre a população brasileira. Os dados revelam como vivem os brasileiros, e trazem informações geográficas imprescindíveis para a definição de políticas públicas.
Os domicílios que ainda não foram recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende todos os estados do país. A ligação é gratuita e deve ser realizada entre as 08h00 às 21h30, todos os dias da semana.
0 comentário