sábado, 19 de abril de 2025

Previsão aponta temperaturas abaixo da média no próximo trimestre no Piauí

Em 2022, Piauí ficou 2 graus mais quente; temperatura nos próximos meses é positiva para agricultura e meio ambiente

23 de dezembro de 2022
por Redação

O verão no hemisfério sul inicia nesta quarta-feira (21) e termina no dia 20 de março de 2023. Com isso, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicou que o comportamento climático dos próximos três meses no Piauí seja de temperaturas abaixo da média. Segundo o estudo, na região do Matopiba (área que engloba territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas no mês de dezembro foram responsáveis por manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão. 

Em novembro deste ano, o INMET divulgou dados que previam uma estiagem agravada e temperaturas mais elevadas para o primeiro semestre de 2023. Isso se dava pela neutralidade de temperatura no Oceano Atlântico e a perda de calor desviada pelas nuvens, além da baixa ocorrência de chuvas no estado. Já neste mês de dezembro, o aumento da temperatura provocou maior acúmulo de vapor e formação de nuvens.

Para o climatologista Werton Costa esse é o período mais esperado pelos piauienses que vivem da terra, principalmente os pequenos proprietários rurais que dependem da agricultura familiar. Sem estrutura financeira para competir com grandes latifundiários, a previsão climática do primeiro trimestre é importante para definir as condições de alimentação e trabalho dessa categoria no estado. 

Neste ano, a média de calor do estado ficou acima da média climatológica do Nordeste, que já apresentou temperaturas mais altas que o previsto em 2022. Segundo os dados do Grupo de Monitoramento Climático da Universidade de São Paulo (USP), enquanto o Nordeste apresentou 0,68 graus acima da média já registrada, o Piauí teve um aumento de quase dois graus. 

Cidades no Sul do Piauí, como Bom Jesus, Gilbués e Oeiras chegaram a registrar as temperaturas mais altas país durante o ano. A umidade nestas cidades também apresentaram índice abaixo de 15%, ficando entre as cidades com as menores taxas de umidade relativa do ar no Brasil. Em todos os casos, o Inmet emitiu alerta amarelo para indicar perigo potencial e alerta laranja para perigo de baixa umidade. Os alertas indicam queimadas nas vegetações, danosos para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas que moram nessas cidades. 

Leia mais: Dados mostram que o número de queimadas em outubro cresceu 49 vezes mais desde janeiro

Com a previsão de melhora nas condições climáticas no primeiro trimestre de 2023, é possível que haja uma distribuição maior de chuvas nos 224 municípios do Piauí, explica o climatologista Werton Costa. Por outro lado, também pode ser preocupante: “As chuvas em excesso trazem riscos de alagamentos e acidentes como alguns ocorridos no início do ano”, destacou à reportagem. “Mas em termos gerais, a presença dessas chuvas, estrategicamente no primeiro trimestre, resultam no melhoramento da  qualidade da terra no estado e indicadores de produtividade no setor agrícola”, ressalta. 

Leia mais: Galerias da zona Leste de Teresina são promessas de uma década; alagamentos causam  mortes e medo

sábado, 19 de abril de 2025
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *