sábado, 23 de novembro de 2024

Qualidade da educação no Piauí cresce mesmo durante a pandemia

A capital do estado possui ainda a melhor educação básica e a melhor escola municipal do Brasil, segundo nota do Ideb

10 de outubro de 2022
por

Edição Luana Sena

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a nota do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou, o que elevou o estado da 14° para a 9° posição no ranking nacional de educação. 

Nas séries do Ensino Médio, o índice subiu de 3,7 em 2019 para 4,0 em 2021. As séries do 1º ao 5º ano saíram de 6,0 para 6,1. Já as séries do 6º ao 9º ano receberam nota 4,9 em 2021 – no ano de 2019 foram avaliadas em 4,3. 

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). Com avanço na avaliação, o Piauí ficou posicionado no ranking junto ao Paraná, Goiás, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul. 

Maria José Mendes é diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), e explica quais fatores contribuíram para o avanço da avaliação da educação no Piauí. “Esse crescimento resulta de um trabalho sistemático que envolve um tripé de ações: formação dos profissionais da educação, integração de seus currículos com as aulas (presenciais e remotas) e avaliações diagnósticas”, disse à reportagem. 

Maria José destaca ainda a dedicação dos órgãos e autoridades da educação para que as escolas não perdessem seus vínculos com os estudantes durante o distanciamento, com a realização das aulas de forma remota.

Teresina é destaque na avaliação nacional da educação básica

Como reflexo do avanço da educação no Piauí, Teresina apresenta a melhor educação básica do Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a avaliação nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na análise da proficiência dos alunos do 5º e 9º ano, a capital tem nota 6,3  – nos anos iniciais era 5,6. Com o novo índice a cidade ultrapassou redes municipais premiadas, como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Além do destaque da educação entre as capitais, Teresina também possui a escola municipal com maior nota do Ideb no Brasil. A Escola Municipal Professor José Gomes Campos, no bairro Santa Maria da Codipi, não só conquistou nota acima da média entre as unidades de ensino do Piauí como foi disparada a escola com melhor resultado em comparação aos demais municípios brasileiros, avaliados pelo Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Segundo a diretora adjunta da escola, professora Patrícia Leal, a unidade já vem construindo um histórico de bons resultados. Ela ressalta que a equipe sempre buscou fazer ainda mais pelos alunos. Em 2017, obteve a segunda melhor nota da rede municipal e, em 2019, conseguiu o primeiro lugar no município. Desta vez, a escola disparou no ranking nacional.

sábado, 23 de novembro de 2024

ENTRE EM CONTATO:


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *