Teresina é palco de várias atividades culturais que promovem o cinema, o teatro e a dança entre os meses de agosto e setembro de 2022. Uma sequência de três festivais, que começou com a mostra Parada de Cinema, no último fim de semana e vai até a primeira quinzena de setembro com o FestLuso – o Festival de Teatro Lusófono.
Os três segmentos artísticos serão promovidos durante os festivais, com muitas atrações gratuitas e algumas pagas.
O oestadodopiaui.com entrou em contato com organizadores e curadores dos festivais para saber mais detalhes sobre as expectativas para a realização e diferencial dos projetos. Conheça mais a seguir.
Festluso, um festival de teatro lusófono
Em sua 12ª edição, o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) 2022 destaca a diversidade criativa na lusofonia. Ele acontece de 22 a 28 de agosto, com acesso gratuito. Teresina volta a ser a capital brasileira das artes de países falantes da língua portuguesa, com espetáculos de companhias do Piauí, de Pernambuco, São Paulo, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e Angola. Nesta edição, a expansão da programação para grupos da América Latina, como Argentina, é uma das grandes novidades do evento.
Francisco Pellé, curador e coordenador geral do festival, destaca o diferencial do evento. “FestLuso é internacional e um dos poucos que trabalham com esse viés de valorização, divulgação e integração da língua portuguesa, por meio do teatro”, afirma. Ele ressalta ainda que as expectativas são de casa cheia, atraindo cerca de cinco mil pessoas.
Para ter acesso a cada apresentação, o recomendado pela organização é que o público chegue até meia hora antes das apresentações, pois o número de espectadores para cada espetáculo será limitado.
As apresentações acontecerão no Theatro 4 de Setembro, Espaço Cultural Trilhos, CMEI Joel Mendes, Escola de Música de Teresina, Luxor Hotel e no Espaço Cultural Osório Júnior. Este ano, o FestLuso inclui ainda o Teatro Municipal João Paulo, na região do grande Dirceu, entre os locais de realização.
Mais informações sobre a programação você confere pelos canais do Instagram, Facebook e site do evento.
Junta – Festival Internacional de Dança
Com performances nacionais e internacionais, o festival de dança JUNTA acontece de 8 a 11 de setembro em Teresina, em pontos do centro da cidade. Criado pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, o festival destaca as formas variadas de fazer dança e valorizá-la. O evento tem como essência a dança contemporânea.
Janaína frisa que o diferencial do Junta é ser um dos poucos festivais que têm como destaque a dança. “Esse evento fomenta a produção local de dança, com eventos anuais, ocupando espaços locais e promovendo encontros e conversas, no Brasil e no mundo. Tudo em torno da dança”, conta.
Em sua 8ª edição, O JUNTA conta com uma programação diversa, formada por 10 performances de artistas locais e internacionais. Durante os quatro dias de programação, o público terá acesso às apresentações na Galeria Nonato Oliveira e Teatro 4 de Setembro.
O festival promoverá espetáculos pagos e gratuitos; os ingressos podem ser comprados pelo site do evento (clique AQUI) ou nos dias de realização. As modalidades de ingresso serão meia entrada social e inteira, com lista trans e travesti free durante toda a programação.
Confira mais sobre o festival pelo Instagram, Facebook e Youtube.
0 comentário