A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Representação Piauí realiza um encontro no dia 8 de novembro na Universidade Federal do Piauí. Das 9h às 18h, as atividades acontecem no Auditório do Centro de Tecnologia (CT). O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, é presença confirmada.
Leia mais: “Não vejo como substituir a educação presencial até os 22 anos”
A abertura do evento traz como tema “A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Ciência no Piauí”. Mesas redondas com os temas “Instituições de pesquisa: atuação, desafios e possibilidades” e “Estratégias de desenvolvimento para ciência, pesquisa e tecnologia no Piauí” contarão com a presença de conferencistas, além dos reitores da UFPI e UESPI.
A SBPC é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais.
O estado já possuía representação regional – sua primeira edição aconteceu em 2016, em São Raimundo Nonato – com o objetivo de popularizar e valorizar a produção científica nacional e discutir as problemáticas do Parque Nacional da Serra da Capivara. Contudo, com o passar do tempo, a articulação foi perdendo força.
Para que tenha novamente a Secretaria Regional da SBPC no Piauí, foi necessário reunir no mínimo 50 associados. “Entramos em contato com quem já era sócio e fomos buscando mais pessoas, nosso intuito era incluir profissionais de diferentes entidades”, afirma a doutora em Ciência Política e representante da SBPC-PI, Olívia Perez. Atualmente há um conjunto de pesquisadores e sócios da SBPC que se reúnem para reabrir a entidade no estado, segundo a representante da SBPC-PI.
Leia mais: Renato Janine é eleito novo presidente da SBPC
O encontro do dia 8 tem o objetivo de falar sobre a importância da SBPC e da Ciência na esfera nacional, além de pontuar como as pesquisas impactam na sociedade de forma positiva, além de seus inúmeros benefícios. “Estamos vivendo um momento de negação da ciência”, comenta Olívia. “Precisamos resgatar o cenário científico e relembrar a sua importância para o país”, finaliza.
Veja a programação completa aqui. As inscrições para o evento podem ser feitas através do Sigaa UFPI.
0 comentário