A marcha da vacinação segue lenta em Teresina. Mesmo com as chegadas dos imunizantes da farmacêutica Johnson & Johnson, CoronaVac e Pfizer, divulgadas pelo governo do estado na última sexta-feira (26), a Fundação Municipal de Saúde, responsável pela organização da aplicação das doses na capital, suspendeu os pontos de drive-thru desde o dia 14 de junho – quando foram vacinadas pessoas de 53 a 50 anos.
No jornal Notícia da Manhã da TV Cidade Verde, na última segunda-feira (28), o médico Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, informou que os drives foram suspensos devido à pouca quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde. Ao vivo na TV ele afirmou que a quantidade de vacinas da Janssen – com aplicação em dose única – disponibilizada para Teresina não foi suficiente para abarcar nenhum grupo específico.
Os pontos de drive-thru são oportunidades de vacinar uma grande quantidade de pessoas em ritmo acelerado. A descentralização e o fato das aplicações seguirem das 9 às 17h sem intervalo possibilitam, segundo dados da própria FMS, a aplicação de 12.500 doses por dia.
Mas os horários e as longas filas de espera têm sido alvo de críticas por parte dos teresinenses, que reclamam da vacinação não se estender fora do horário comercial, contemplando pessoas que estão no trabalho.
Uma jovem, que preferiu não se identificar, disse que não tem mais esperança de se vacinar com o ritmo lento da fila em Teresina. Ela e amigos organizaram-se para receber o imunizante na cidade de Caxias, no Maranhão, cidade a 70 km de Teresina. “Lá já chegou na faixa etária de 25 anos e muitos amigos informaram que nem exigem comprovante de residência”.
Paralisação de enfermeiros e técnicos
O que está lento pode ficar ainda mais com a paralisação dos profissionais nesta quarta-feira (30). A assessoria do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PI – informou que enfermeiros, auxiliares e técnicos vão aderir à ação nacional de paralisar pela aprovação do piso salarial da classe.
O Projeto de Lei nº 2564 de 2020, que tramita no Senado Federal, propõe a criação do piso nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares, e fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho para a categoria.
Em Teresina, os profissionais se reúnem em frente à Assembleia Legislativa do Estado às 8 horas, e seguem em passeata até a sede do governo, o Palácio de Karnak.
Nota da FMS
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que o agendamento da vacina segue acontecendo para pessoas de 48 anos ou mais (sem comorbidades), além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte metroviário, trabalhadores da indústria e construção civil.
Além disso, no domingo (4), voltam dez pontos de drive-thru para mutirão de vacinação em idosos de 67 anos que devem receber a segunda dose da vacina Astrazeneca. Os postos de aplicação e calendário para a segunda dose podem ser conferidos aqui.
0 comentário