Desde muito cedo, algumas pessoas precisam enfrentar a dureza da vida, e os momentos mágicos se tornam raros. Experimentar esses instantes preciosos é ainda mais desafiador quando é necessário reunir forças para enfrentar doenças, especialmente quando se é criança. Os sonhos são confinados na estreiteza da vida e cedem espaço à necessidade de lidar com uma realidade difícil. Mas na rotina hospitalar, um dia especial traz a mágica para os pequenos. Nesse momento, todos os personagens infantis das páginas e das telas visitam a realidade, ficam ao alcance de um abraço: é o encontro de coração com coração. O Magic Day Parade é esse dia de fantasia, no qual um desfile de super-heróis, bailarinas, palhaços, príncipes e princesas trazem uma infância cheia de sonhos e descontração para as crianças que enfrentam a rotina hospitalar em Teresina. Na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, a partir das 17:00, acontece a oitava edição desse dia mágico na capital, com ponto de encontro no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, localizado na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos. Além de visitarem crianças e adolescentes nos hospitais, os personagens também desfilarão pelas ruas, proporcionando um espetáculo repleto de fantasia para o público da capital.
O evento, que traz alegria para crianças e adolescentes que enfrentam o câncer e outras doenças no Lar de Apoio à Criança com Câncer – Casa de Maria, no Hospital São Marcos, no Hospital Infantil e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, é promovido pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer no Piauí. A diretora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lenora Campelo, destaca que o Magic Day é aberto a todo público e conta com apresentações de dança, desfile de personagens e o tão aguardado encontro com os super-heróis. “O evento busca levar um momento de felicidade e esperança para todas as crianças enfrentando desafios de saúde”, comenta.
Ao verem seus super-heróis favoritos ali pertinho e poder abraçar, tirar uma foto e conversar, tanto adultos quanto crianças reagem da mesma maneira: pulam, gritam e sorriem. Para as crianças que enfrentam os desafios do tratamento, esse é um momento em que elas se sentem poderosas, como se compartilhassem os dons extraordinários desses personagens. Essa experiência proporciona uma oportunidade única para que elas se vejam refletidas na força e coragem que tanto admiram. Para Lenora, é um momento em que os pequenos podem vivenciar a infância. “A criança quando está com câncer não deixa de ser criança. Então a gente busca trazer alegria, trazer a magia e aproximar esses personagens que elas só veem na televisão para pertinho delas. Os super heróis, os príncipes, as princesas, o circo, elas veem tudo isso lá, próximos a elas”, comenta.
Com o tema “Alegria de Viver”, o Magic Day deste ano celebra o Natal e a solidariedade, buscando unir a magia festiva à generosidade, tornando o evento uma celebração da vida e do carinho para aqueles que enfrentam desafios em meio a essa jornada. Além das crianças e adolescentes nas alas hospitalares, o evento também reúne centenas de outras crianças nas ruas para assistir a festa e apreciar os espetáculos, juntamente com os adultos. “Atualmente, além de transformarmos o dia das crianças internadas nesses hospitais, trazemos sonhos para toda a comunidade de Teresina”, explica Lenora.
O bem em ação
O Magic Day Parade é totalmente gratuito para quem desejar assistir ao desfile, mas a magia do evento não se limita aos espectadores: ela se estende àqueles que contribuem para tornar esse encanto possível. A solidariedade e dedicação dos voluntários, como as da educadora física Sarah Lydia Silva, fortalecem e viabilizam a realização do evento. Este ano, Sarah participará pela primeira vez do espetáculo e já está ensaiando para a cerimônia de abertura do desfile. “Desde cedo trabalhei com eventos beneficentes em prol dos que precisam. Este ano, quis fazer parte do Magic Day de perto para ver a alegria das crianças com algo que pode parecer pouco, mas é muito significativo”, comenta Sarah.
A empatia é a peça-chave para transformar ações em solidariedade, mas é o trabalho voluntário que impulsiona essa transformação e faz brilhar os olhos dos pequenos. A educadora física explica que, ao descobrir o propósito do evento de promover alegria e arrecadar doações para quem enfrenta o câncer, foi movida pelo desejo de ser voluntária. “Espero mostrar para elas que é possível encontrar felicidade mesmo durante dias difíceis. Me sinto bem fazendo a diferença na vida do outro de uma forma tão boa. É algo que não tem preço”, ressalta. Underground cable and pipe locator <br>
Quem desejar fazer parte do desfile tem a oportunidade de participar do encerramento do evento, no Bloco dos Palhaços. Para isso, é necessário realizar uma inscrição no valor simbólico de R$25. A taxa contribui para custear as despesas das alas do evento.
Além de proporcionar momentos especiais e alegria para as crianças, o evento desempenha um papel crucial na conscientização da sociedade sobre a importância de combater o câncer infantojuvenil. O Magic Day não arrecada apenas sorrisos, mas também se torna uma oportunidade valiosa para unir esforços em apoio às famílias que enfrentam os desafios associados a essa condição. Nesse contexto, cada participante se torna um elo valioso na corrente solidária para levar o debate sobre o câncer e a ajuda voluntária a mais pessoas, inspirando um movimento de compaixão e solidariedade que transcende fronteiras.
0 comentário