sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Teresina e Picos registram maior número de casos de dengue em 2021

Até agora, foram notificados 1.581 casos de dengue em 84 municípios do Piauí

21 de julho de 2021

Teresina é a cidade com maior números de casos registrados de dengue no Piauí neste primeiro semestre (289), seguida por Picos, que registrou 215 casos. Apesar disso, na capital, o número caiu mais de 60% em relação a 2020 no mesmo período. O aumento se deu em casos de zika, sendo que de janeiro a 5 de julho do ano passado foi registrado apenas 1 caso da doença, contra 3 neste ano, e de chikungunya, com 83 casos no ano passado e 25 este ano, sendo que nenhuma das doenças provocou mortes na capital.

Quanto aos números estaduais, até agora foram notificados 1.581 casos de dengue em 84 municípios. Em 2020, no mesmo período, o registro foi de 1.705 casos da doença. O número de casos de dengue caiu 7,3% em relação ao mesmo período de 2020. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Ainda de acordo com a Sesapi, os cinco municípios com maior número de casos da doença são Teresina, com 289 casos; Picos, 215; Ilha Grande, com 108; Santa Luz, 94 e Geminiano, com 75 casos de dengue. Cinco cidades do estado têm a maior incidência de casos, o que representa o número de registros por cada 100 mil habitantes. São elas: Santa Luz, Geminiano, Ilha Grande, Palmeira do Piauí e Ipiranga do Piauí.

O diretor do Centro de Zoonoses de Teresina, Paulo Marques, explica que a redução se dá por mudanças nos padrões de comportamento e condições ambientais. “Esses insetos transmissores estão condicionados a determinadas condições ambientais: chuva, temperatura, direcionamento dos ventos. Tudo isso interfere bastante. Com isso, pode haver o aumento ou a diminuição dos casos de doença, porque à medida em que se tem menos animais vetores, teremos menos insetos nascendo e menos pessoas sendo atacadas”, disse.

Apesar da redução, o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar de Alencar, alerta sobre os cuidados para evitar possível aumento no segundo semestre. “Se formos comparar com o mesmo período de 2020, houve uma redução este ano, mas a doença preocupa muito. Tivemos 2.198 casos de dengue em todo o ano passado e, se continuarmos nesse ritmo, podemos fechar o ano de 2021 com mais casos que o ano passado”, afirma.

 

Saiba como prevenir a dengue

A dengue, assim como a chikungunya e o zika vírus, são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Para prevenir a transmissão as principais recomendações são:

  • Não deixar água parada; 
  • não jogar lixo em locais inapropriados; 
  • limpar terrenos e comunicar às autoridades de vigilância de seu município sobre locais que não cumprem esses requisitos; 
  • manter garrafas com boca virada para baixo;
  • proteger ralos sem tampas com telas finas; 
  • manter fossas vedadas; 
  • encher pratinhos de vasos de plantas com areia na borda e lavá-los uma vez por semana;
  • eliminar tudo que possa servir de criadouro para o mosquito, como casca de ovo e tampinha de refrigerante.
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *