Amanda Costa interrompeu as mobilizações da greve global pelo clima, em São Paulo, para participar do 2º meetup do Futuro das Cidades. Hoje, 24, o encontro reuniu mentes inquietas para debater o tema “Urbanismo, meio ambiente e o pós-pandemia”.
O encontro teve transmissão online para mais de 100 inscritos. Nesta rodada, mediada pelo professor Washington Bonfim e Flávia Maia, a mesa recebeu a cientista política Fernanda Machiaveli, a arquiteta Gabriela Uchoa, além de Amanda e Joana Bonfim, lideranças jovens pelo clima.
Gabriela Uchoa é diretora de cooperação da ONU-Habitat/Governo do Brasil. Ela acumula uma década de atuação e trabalho por cidades mais humanas, inteligentes, resilientes e sustentáveis. Fernanda Machiaveli pontuou que as pautas promovidas no encontro estão na fronteira do conhecimento, na ordem do dia do que vem sendo debatido pelo mundo todo. “Vocês vão enfrentar questões que a nossa geração não foi capaz de resolver”, alertou aos jovens.
Leia mais: O Futuro das Cidades inicia debatendo importância de discutir o urbano agora
Para Amanda Costa, delgada do Brasil no G-20 Youth Summit, construir uma sociedade inclusiva e sustentável exige envolver os jovens em uma participação ativa. “Se a gente quiser falar de uma cidade inclusiva, a juventude precisa estar em um lugar deliberativo, pra que ele tenha poder e voz na tomada de decisões”, afirmou.
Joana Bonfim, que faz parte do programa Agenda Teresina 2030, o comportamento das decisões atuais – no campo individual, coletivo e político – vão moldar as cidades resilientes pensadas para o futuro. “Capazes de continuar garantido os serviços básicos mas também de lidar com emergências”.
O Futuro das Cidades é uma série de seminários online organizados pelo cientista político e ex-gestor público, Washington Bonfim e tem parceria do The Hub – primeiro hub de inovação e tecnologia do estado – e apoio do site oestadodopiaui.com. A próxima edição será no dia 8 de outubro e vai discutir Tecnologia, infraestrutura, emprego e sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
0 comentário