O Instituto Federal do Piauí não usará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como sistema de seleção para o próximo vestibular. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (18), durante solenidade na Reitoria da instituição para lançamento do edital do Vestibular 2023. O IFPI decidiu pelo processo seletivo próprio para tentar driblar a falta de preenchimento das vagas.
Com o retorno do vestibular, o IFPI pretende regionalizar os assuntos das provas e garantir que um maior público de piauienses possa ingressar no ensino superior sem precisar se deslocar da sua própria região. Atualmente, há cerca de 18 IF ‘s distribuídos no Piauí.
O edital traz a oferta de 2.265 vagas em 58 cursos de 17 campi. Os cursos do IFPI são gratuitos e de três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnológico. O Instituto Federal também reserva vagas para candidatos com deficiência e para quem cursou o ensino médio integralmente em escola pública.
As inscrições custarão 40,00 reais, e devem ser realizadas de 10 de novembro a 12 de dezembro pela internet. Os candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1.818,00 reais, e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 31 de outubro. Os inscritos irão realizar, no dia 15 de janeiro de 2023, uma prova objetiva e uma redação.
A prova objetiva deve contar com 60 questões de múltipla escolha e considerar as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A prova de redação será a texto dissertativo-argumentativo, no gênero prosa.
0 comentário