Por meio das redes sociais, a banda inglesa Coldplay entrou em contato com alguns governadores brasileiros, pedindo o comprometimento dos gestores contra as mudanças climáticas Em um tweet, a banda marcou os políticos – entre eles, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) – convidando-os para que participem da campanha promovida por uma live, a acontecer no dia 25 de setembro.
“Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?”, diz o post da banda, que foi publicado na segunda-feira (23).
Em resposta à banda Coldplay, Dias afirmou em suas redes sociais que vai plantar 5 milhões de árvores nos próximos quatro anos e criar pelo menos 1 milhão de hectares de novas unidades de conservação de proteção integral até 2022.
Além de Wellington Dias, os governadores Waldez Góes (PDT) do Amapá, Helder Barbalho (MDB) do Pará, Mauro Mendes (DEM) do Mato Grosso, coronel Marcos Rocha (PSL) de Rondônia e João Azevedo (Cidadania) da Paraíba, também foram marcados no post.
Compromissos estão sendo executados, diz Semar
De acordo com o plano de governo apresentado por Wellington Dias para a gestão 2019-2022, os compromissos relacionados às pautas ambientais foram cinco: implementar o programa Ativos Verdes; criar e implantar a Política Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos; fazer com que 50% das multas e serviços de licenciamento ambiental sejam aplicados em preservação e criar novas unidades de conservação ambiental.
Sobre o plantio de 5 milhões de árvores, citado pelo governador em suas redes sociais, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) explicou em nota que o mesmo deve ser feito através do projeto Piauí Mais Verde. “É um programa institucional permanente e a primeira etapa está em execução pela Semar. Ele é voltado para a recuperação de áreas degradadas nas Unidades de Conservação de competência do Estado”, diz a nota.
A Semar também informou que existem, regulamentados por decreto, aproximadamente 327 mil hectares de espaços territorialmente protegidos, formando as 13 Unidades de Conservação de competência do estado. “Além disso, há ainda 17 unidades de conservação que são de competência da união. Ressalta-se ainda, o incentivo ao município para a criação de suas próprias unidades. A Semar também está fazendo estudos preliminares para a criação de mais três unidades de competência do estado”, conclui.
Já o programa Ativos Verdes, mencionado pelo governador no Instagram, foi criado em 2017, antes do atual mandato, com a intenção de transformar a preservação de áreas verdes em crédito para o estado. De acordo com o governo, a implementação do programa está em andamento no estado.
Sobre o evento
A Global Citizen Live, mencionada pela banda, será um festival virtual com 24h de transmissão para todo o mundo. Está prevista para acontecer no dia 25 de setembro. O evento debate o financiamento e a conscientização para combater a pobreza.
Com foco especial nos efeitos da pandemia e das mudanças climáticas, a transmissão ao vivo contará com apresentações filmadas em palcos da África, Ásia, Austrália, Europa e América do Norte e do Sul. Os shows serão realizados e transmitidos através de um pool de canais de comunicação.
0 comentário