sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Após denúncias, terreiro é impedido de praticar rituais religiosos

Por conta das reclamações, a Tenda de Santa Luzia realiza campanha para levantar fundos para a construção da acústica do local

25 de agosto de 2021

No passado, em 1830, o Código Criminal do Império considerava crime qualquer culto de religião que não fosse cristã, compreendida pela elite como religião oficial do país. Sendo assim, religiões de matrizes africanas eram perseguidas e criminalizadas, inclusive com suporte do Estado. Ainda que atualmente seja crime a intolerância religiosa no país, a prática continua sendo exercida sem punição devida.

Segundo levantamento realizado pela Prefeitura de Teresina, são mais de 7 mil terreiros em todo o Piauí e 800 somente na capital. Tendo em vista que são 800 mil habitantes em Teresina, existe praticamente um terreiro para cada mil habitantes. Mas mesmo com tantos, a intolerância religiosa ainda permanece. 

O terreiro de umbanda Tenda Santa Luzia, localizado no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, é um dos locais que estão sendo afetados pela descriminação e foi impedido de praticar alguns de seus rituais, como o tambor e a defumação. Essas proibições são resultado de diversas denúncias feitas pelos vizinhos, o que, segundo o pai de santo Eudes da Oxum, fica claro a intolerância religiosa. “Os vizinhos já relataram que não iram parar enquanto não fecharem a tenda”, conta. “Ao longo de toda minha vida nunca pensei que fosse enfrentar essa situação”, desabafa o pai de santo.

Por conta das diversas denúncias e reclamações sobre perturbação da ordem (lei do silêncio), a Tenda de Santa Luzia está realizando uma campanha nas redes sociais, com a finalidade de levantar fundos para a construção da acústica do local. 

“Entendemos que a lei do silêncio deve ser cumprida, mas também sabemos que muitas vezes os vizinhos denunciam sem som algum aqui na tenda, só por intolerância”, afirma Eudes da Oxum.

Para realizar a doação de qualquer quantia para Tenda de Santa Luzia, segue os dados: Agência- 1640-3 / Conta- 91125-9 ou através do Pix- 346532550001-75 (CNPJ).

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

1 comentário

Ana · 25 de agosto de 2021 às 17:54

Teríamos um mundo mais agradável se cada um pudesse cuidar da sua própria fé, buscasse sua “salvação”, ao invés de cuidar da vida do outro. O que vemos na Tenda de Santa Luzia, bem como no Brasil afora, é atitudes de pessoas sem amor, sem repeito ao próximo, e principalmente pessoas que não conhecem Deus e não sabem sobre a própria religião que dizem praticar.
Falta respeito, falta amor ao próximo.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *