domingo, 24 de novembro de 2024

70% dos casos de homicídios do Piauí se concentram em 10 cidades

Piauí registrou o 3° maior aumento de mortes violentas em 2022, segundo Monitor da Violência

04 de janeiro de 2023

Edição Luana Sena

Um levantamento, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), revelou que mais de 70% dos casos de homicídios cometidos no estado se concentram em 10 cidades piauienses. Os dados foram apresentados pelo novo secretário de segurança, Chico Lucas, em declaração à imprensa. A reportagem entrou em contato com a assessoria da pasta para mais detalhes sobre o relatório, mas não obteve retorno. 

Chico Lucas apontou que a maior parte dos crimes tem se concentrado em Teresina, Parnaíba e Piripiri. Entre os meses de janeiro e setembro de 2022, o Monitor da Violência revelou que houve aumento de 10% nas mortes violentas intencionais, comparado ao ano anterior. Foram registradas 591 mortes violentas, enquanto em 2021 foram 543. Em relação à população do estado, o número foi considerado o 3º maior do país. 

A escalada das mortes violentas têm como principal motivação as disputas pelo controle do tráfico de drogas na região. Além da instalação de facções criminosas no litoral, uma progressiva onda de violência tem sido presenciada em cidades menores, onde a população não chega a quatro mil habitantes. “As organizações que aqui chegam fortalecem gangues e pessoas reincidentes no crime, aumentando seu poder bélico e avançando para as mais diversas periferias do estado”, destaca o pesquisador da Rede de Observatórios de Segurança, Elton Guilherme Santos. “Isto é, grupos até então estabelecidos, são incorporados às fileiras das organizações criminosas – e agora com o poder armamentista delas”, complementa.

Outro índice que tem provocado a violência se relaciona com a obtenção simplificada de armamentos, que contribui para os altos índices de homicídios no Piauí. Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 revelaram um aumento de armas no estado. Nos últimos quatros anos, o número de armas de fogo com registro no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) cresceu cerca de 156% no Piauí.

Leia mais: Teresina violenta: capital registra série de homicídios por armas de fogo

Neste domingo (1), o presidente Lula (PT) afirmou que os decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionados ao acesso a armas seriam revogados na nova gestão. O novo governo sustenta que a política pública de controle de armas foi desmontada pelo governo anterior e, por isso, deve promover uma nova regulamentação para a Lei 10.826/03, o Estatuto do Desarmamento.

Como medidas para combater o avanço do tráfico de drogas no Piauí, Chico Lucas ressaltou que devem ser criadas novas delegacias para combate ao crime organizado. As cidades de Teresina, Parnaíba e Piripiri serão os municípios que mais devem receber ações e medidas no combate à violência, com ênfase nos próximos meses. O secretário detalhou que, ainda nesta semana, Piripiri vai receber uma operação policial para combater o crescente número de homicídios na cidade. No município, foi identificada uma onda de crimes por disputas entre grupos criminosos. 

domingo, 24 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *