sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Muito prazer, nós somos O Estado do Piauí!

08 de junho de 2021

Escrever o primeiro editorial é um grande desafio. Não maior do que escrever os próximos, mas com certeza diferente. Antes de começar a distribuir posicionamentos e críticas neste espaço, é preciso que nos apresentemos. Acredito que esse é um primeiro grande ponto: a apresentação precede a opinião. Fatos. Imparcialidade. Neutralidade. Isenção. Nos acostumamos a ter na mente essas palavras quando pensamos em jornalismo e muitas vezes é com essas palavras que os meios de comunicação querem ser relacionados. Aqui, não. Pois é. Aqui não consideramos como nosso objetivo expor fatos e estarmos afastados das emoções que eles nos provocam a ponto de sermos neutros, imparciais e isentos. Aqui vamos para antes e para além dos fatos. Queremos entender porque eles acontecem e que consequências eles geram. Queremos causas, queremos consequências. Queremos explicações e queremos soluções. Partir em buscas das repostas e das perguntas que acreditamos serem certas é um caminho que trilhamos tendo como lanterna nossas emoções, nossa visão de mundo, nossas ideias. Então é bom que saibam que somos jovens (na idade, no espírito ou nos dois), somos progressistas na política, somos liberais nos costumes e ainda não achamos uma resposta segura para o que a física não explica. Temos uma bagagem de ideias que costumam nos guiar mas estamos sempre a uma pergunta de refutar o que acreditamos. Esse é um segundo grande ponto, afinal uma ideia que não se pode mudar, é sempre uma ideia ruim. Chegamos até aqui juntando pedaços de ideias, horas de conversas, algumas noites sem sono e um monte de opinião diferente e divergente. Não somos uma empresa de comunicação. Não somos um portal de notícias. Somos um pouco das inquietações de cada um e estamos em busca das dores dos outros. Somos a vontade de entender sempre um pouco mais. Somos todos que estão em busca de um Piauí mais justo, de um futuro mais inclusivo. Somos a vontade de conhecer cada palmo da nossa terra, cada traço do nosso povo. Somos a busca por ideias que transformem nossas vocações em desenvolvimento e nossos sonhos em potenciais. Não somos isentos, não somos imparciais, não somos neutros mas tentamos ser coerentes. Muito prazer, nós somos O Estado do Piauí.

Pedro Veras
Diretor

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Categorias: Editorial

3 comentários

Ricardo Paoletti · 8 de junho de 2021 às 20:47

Muito legal o Estado do Piauí. Vocês aí no Norte estão mostrando um gás para fazer coisas bacanas que aqui no Sul está faltando faz tempo. Vida longa, vida boa.

Mas conta qual será a periodicidade, pode ser?

    Redação · 9 de junho de 2021 às 09:20

    Olá, Ricardo! Nossa atualização é diária. Especiais as terças, quintas e sábados. Plenária, semanal e entrevista, mensal 🙂 Obrigada pela leitura e incentivo! Sigamos.

João Ricardo · 9 de junho de 2021 às 07:08

Esse texto, me representa muito, precisamos aumentar diálogos de coerência, pensar no bem social, harmonizar a relação entre as pessoas, incluindo sempre as minorias e os que mais precisam.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *