Entre os dias 11 e 20 de agosto deve acontecer a 21º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), maior evento literário e cultural do estado. Como de costume, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina, irá sediar o evento, no Espaço Rosa dos Ventos. O Salipi, que acontece desde de 2003, este ano homenageia Esperança Garcia.
Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes, a escolha de Esperança Garcia se dá em reconhecimento a sua importância para o estado e, em especial, para as mulheres. “É uma forma de colocar ainda mais em pauta, no evento, a importância do protagonismo feminino, especialmente de mulheres negras”, pontuou.
Esperança Garcia, uma mulher escravizada no sul do Piauí no século XVIII, já era considerada a primeira advogada do estado. Em novembro do ano passado o reconhecimento foi nacional: o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) a reconheceu como a primeira advogada do Brasil, por reivindicar direito a um tratamento digno através de uma carta enviada ao governador da capitania.
Agora, Esperança terá seu nome inscrito também na história do Salão do Livro. Normalmente, o evento costuma condecorar escritores. Em 20 anos de evento, apenas três edições tiveram escritoras como homenageadas.
Leia mais: Primeira advogada brasileira foi uma mulher negra, escravizada no Piauí
Uma mudança, este ano, diz respeito à data escolhida para a realização do evento. Agosto costuma ser preenchido por eventos que celebram o aniversário da capital. De acordo com o presidente, a escolha do mês foi um presente aos teresinenses. “Como o Salipi já foi instituído como patrimônio cultural de Teresina, decidimos presentear a nossa capital, no mês de seu aniversário, com o seu maior evento literário e cultural”, contou.
Leia mais: Salão do Livro do Piauí inicia edição 18º e 19º em formato híbrido
Afetado pela pandemia, em 2021, o evento precisou se reformular e acontecer de forma híbrida – bate-papos e palestras aconteceram de forma presencial mas com transmissão on-line. As lives do “Esquenta Salipi”, iniciativa realizada pela UFPI, devem acontecer novamente nesta edição.
0 comentário