sábado, 23 de novembro de 2024

“Amo o Piauí, mas ele ainda não tem a oportunidade para todos”

Jornalista Amanda Sávia fala sobre jovens e empregabilidade; abuso infantil e candidatos ao Senado também são temas do novo episódio

24 de setembro de 2022
por

“A geração Z é muito apática”, analisa a jornalista Amanda Sávia em entrevista no 6° episódio da segunda temporada de O Estado de Coisas. “Muitos jovens estão acostumados a ter tudo na mão. Literalmente, pelo celular, a um palmo de distância”, diz Amanda, que é executiva de contas da agência DAVID São Paulo, uma das mais conceituadas empresas publicitárias do país. Ela, que é piauiense, trabalha para a empresa à distância. Coleciona experiências e pretende alavancar sua carreira para outros lugares. 

No episódio, Amanda fala sobre as dificuldades do mercado de trabalho no estado, especialmente para o trabalhador jovem. “Criei um perfil no LinkedIn e por lá encontrei a oportunidade de emprego na David”, relembra sobre o atual emprego. “Me candidatei na ‘cara de pau’ e deu certo”, revela durante o papo. “Amo meu estado, mas ele não me proporciona o que grandes centros me oportunizam”, completou. 

A jornalista também observa uma prática de autosabotagem entre os jovens. Segundo ela, muitos ainda se sentem despreparados e não esperam a contratação quando buscam uma oportunidade de emprego.  Apesar de possuir a menor taxa de desemprego do Nordeste – taxa média de quase 13%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) -, ainda há um número considerável de pessoas sem trabalho no Piauí. Em Teresina, por exemplo, quase 20% dos jovens estão desempregados, segundo o IBGE.

O segundo tema do episódio é o caso de estupro sofrido por uma criança teresinense de 11 anos, que engravidou por consequência da violência. É a segunda vez que a criança engravida em decorrência de um abuso – a primeira gestação foi levada até o fim por decisão dos pais, que impedem a realização do aborto. A conselheira tutelar responsável pelo caso, Renata Bezerra, explicou ao oestadodopiaui.com que a criança e o bebê foram retirados do abrigo do Conselho Tutelar e retornaram à casa do pai da vítima, em Teresina, que tem a guarda de ambos. “É muito triste falar sobre isso porque percebemos que mais uma vez falharam com essa criança. Uma falha de muitas camadas.”, falou a apresentadora Luana Sena.

Leia mais: “Tia, o que vai acontecer comigo agora?”

O episódio encerra comentando o que está por trás da campanha dos candidatos ao Senado pelo Piauí. Em 2022, o estado tem sete candidatos controversos ao pleito. O número representa uma queda da concorrência ao cargo. Na última disputa, quase 18 candidatos concorreram. “O que me chama atenção é que ainda há pessoas que não conhecem bem nossos candidatos, ou sequer sabem todos os nomes que concorrem”, observou Pedro Veras, comentarista do programa. “Mas acredito que essa seja uma das últimas eleições com candidatos desconhecidos assim”, acrescentou.

Leia mais: Fora da propaganda eleitoral 

O Estado de Coisas é o podcast de opinião do oestadodopiaui.com e lança um novo episódio a cada quinze dias. Você pode ouvir pela sua plataforma de áudio favorita: Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts ou Spotify (clique aqui).

sábado, 23 de novembro de 2024

ENTRE EM CONTATO:

Categorias: Reportagem

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *