De 11 a 14 de janeiro, Teresina e São Luís recebem a Mostra Piranhão de Cinema, uma exibição de filmes regionais, com bate-papo entre os realizadores e análises de críticos do cenário local. É a primeira edição da mostra, que leva esse nome em alusão à fronteira entre os dois estados, separados apenas pelo rio Parnaíba. A edição de estreia homenageia a diretora, roteirista e produtora de cinema Dácia Ibiapina.
Longe dos eixos de produção hegemônicos, os realizadores de cinema do “Piranhão” procuram fortalecer a cultura cinematográfica e formação de público. Os eixos temáticos das exibições são: memória, identidade e decolonialidade. A I Mostra Piranhão de Cinema terá exibições simultâneas em Teresina, no Clube dos Diários (Sala Torquato Neto) e em São Luís, no Centro Cultural Vale Maranhão.
No Maranhão, a seleção em um prêmio de incentivo à criação deve viabilizar os custos da mostra, mas, no Piauí, a produção está recorrendo a um financiamento público. Apesar do apoio de parceiros como a Associação de Amigos Artistas do Piauí (ASAAC), Instituto Ubiqua e NUJOC/UFPI, custos como locação de espaço, equipamentos, cachês de oficineiros e apresentações artísticas devem ser cobertos através da vaquinha virtual. Para contribuir:
A I Mostra Piranhão é uma realização da Labcine e Centro Cultural Vale Maranhão. Clique aqui para saber mais!
official zlibrary domain lib-z . Find free books
0 comentário