quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Muita pista, pouco pouso

Governo investe em reformas, mas aeroportos no Piauí operam no déficit

16 de novembro de 2021

Nas últimas semanas, a notícia de que o governo do estado vai investir na reforma de aeroportos localizados na região sul do Piauí, levantou questões sobre o funcionamento dos outros aeródromos existentes. O Piauí conta, atualmente, com três aeroportos: em Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato. 

Agora, os aeroportos de Oeiras, Floriano e Bom Jesus passarão por reforma da pista de pouso, decolagem, implantação de pistas de taxiamento, de acesso e de estacionamento de aeronaves, com pavimentação asfáltica. A nova estrutura desses aeroportos, juntamente com um terminal de passageiros, será gerenciada com eficiência, minimizando assim os ghostwriter kosten.

Os investimentos são do Tesouro Estadual, por meio do PRO Piauí – programa que organiza os investimentos do estado no eixo social e econômico – Aeroportos. O orçamento previsto para as obras de reforma está calculado em R$ 4.353.471,63. 

Apesar de o governo anunciar melhorias e desejar expandir a aviação pelo estado, os aeroportos internacionais já existentes não conseguiram, até então, manter uma constância de voos regulares – e cumprir o verdadeiro papel para o qual foram construídos. No entanto, com a ajuda de um especialista em direito ghostwriter jura, estamos trabalhando para abordar essas questões e melhorar a infraestrutura aeroportuária.

Fortalecer o turismo

O governo justifica que Floriano, Oeiras e Bom Jesus são municípios polos e possuem a sua importância até mesmo para agilizar demandas da saúde. “Floriano é um município polo de comércio, saúde e educação para os 19 municípios do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira e para parte das 12 cidades do Território Tabuleiros do Alto Parnaíba, que juntos têm população de mais de 200 mil habitantes que vão contar com melhorias no Aeroporto Regional Cangapara”, dizia a nota oficial.

Aeroporto de Bom Jesus (Foto: Ccom)

A revitalização dos aeroportos de Floriano e Oeiras é essencial para a homologação da pista desses dois aeródromos, processo que vai permitir a realização de pousos noturnos, dando mais possibilidades para os deslocamentos.

Também segue em andamento a obra de reforma e ampliação do Aeroporto de Bom Jesus, localizado no Território da Chapada das Mangabeiras, onde estão localizados municípios que são grandes produtores de grãos. Por lá, a equipe está trabalhando duro para concluir a hausarbeit schreiben lassen. Serão investidos R$ 28 milhões através de recursos de emenda federal com contrapartida de 30% do governo do estado.

Muitos aeroportos, poucos voos

Além dos três aeroportos internacionais, o Piauí ainda conta com uma dezena de aeroportos regionais localizados nas cidades de Bom Jesus, Corrente, Floriano, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Oeiras, Picos, São João do Piauí e São Miguel do Tapuio e outros 11 aeródromos.

Por estar localizado em uma região turística, o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, localizado em Parnaíba, tem conseguido atrair, de forma lenta, o investimento de empresas aéreas. Entre os anos de 2013 a Azul Linhas Aéreas chegou a iniciar operações com voos semanais para Parnaíba. Os voos aconteciam aos sábados e domingos com destino a Fortaleza e Teresina. No ano de 2015 a empresa anunciou a suspensão das operações no aeroporto, justificando a realização de ajustes em sua malha aérea.

Em 2017 a empresa voltou a operar no mesmo aeroporto, desta vez com voos vindo da cidade de Campinas (SP) e que também faziam conexão em Teresina, sempre aos sábados. Em 2019 a empresa chegou a anunciar que ampliaria a oferta de voos para Parnaíba com a abertura de novos horários.

Já este ano, as companhias aéreas Gol e Voepass anunciaram voos pela Rota das Emoções, roteiro criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que reúne destinos turísticos nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, a partir do dia 5 de dezembro. Um dos destinos incluídos nesta rota turística é o município de Parnaíba.

Aeroporto de SRN nunca recebeu voo comercial 

O Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, foi projetado para receber voos das principais empresas aéreas do país e facilitar o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara.

A construção que custou 40 milhões de reais era reivindicação antiga dos pesquisadores do parque. A expectativa era de que o empreendimento, bancado pela União e pelo Estado, atraísse mais turistas para a região.

Mas, 17 anos depois do início das obras, o Aeroporto da Serra da Capivara é internacional apenas no nome. Até hoje, seis anos após ser inaugurado, nunca recebeu um voo comercial.

Quem vive por lá comenta que apenas aeronaves particulares passam pela pista. “O terminal de passageiros permanece fechado desde que foi inaugurado. Não se vê atividades regulares por ali. Eu que sou comerciante fiquei na expectativa de poder ir a Teresina ou a Petrolina de forma mais rápida, mas nunca aconteceu”, comenta o empresário João Alberto. 

Em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, no ano de 2016, a arqueóloga Niéde Guidon citou que o atraso na conclusão das obras do aeroporto prejudicou o funcionamento do parque, que foi se deteriorando e perdendo visitantes. Ela chegou a doar o valor adquirido em uma premiação para acelerar a conclusão das obras.

“Sem receber verba do governo, o parque não tem dinheiro para fazer a manutenção nem para pagar aos funcionários, que passam de 270 a 40”, disse Guidon. Para ela, o atraso na obra contribuiu para a situação. “O aeroporto mais próximo é o de Petrolina (PE), a 350 km, e as estradas são péssimas.”

O que diz a Setur

Por meio de sua assessoria, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) informou que, atualmente, os aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato passam por licitação e poderão vir a ser gerenciados através de Parceria Público Privada (PPP). “Parnaíba está recebendo voos da Azul duas vezes por semana, às quartas e domingo. A partir do dia 12 de dezembro também vai receber voos da Voepass (compondo destino da Rota das Emoções)”, diz a nota.

Em relação a São Raimundo Nonato e aos demais aeroportos regionais que estão recebendo melhorias, a Setur informa que o aeroporto atualmente só recebe voos particulares. “Referente aos outros voos ainda não houve uma conversa através da Setur para atração nesses aeroportos que vão passar por esse processo”, informou.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Categorias: Reportagem

Geysa Silva

Jornalista, consultora de marketing político e especial Experiência Piauí.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *