segunda-feira, 25 de novembro de 2024

O “faça-você-mesmo” da construção civil

Dupla de engenheiros aposta em vídeos no estilo "faça-você-mesmo" e criou curso online com técnicas alternativas para construção civil

23 de junho de 2021

Amanda Alves, 26, e Fernando Ribeiro, 28, trabalham com um dos maiores desejos materiais dos brasileiros: a casa própria. Mas de um jeito não tão comum: na base do faça-você-mesmo, ensinando na internet técnicas de construção baseadas no baixo custo e na sustentabilidade.

O casal, que se conheceu durante o curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará, trabalha com recursos alternativos ao que costuma seguir a construção civil atual – abrindo mão do tijolo de oito furos tradicional para usar técnicas bio-construtivas, por exemplo.

Fernando é cearense, nascido em Fortaleza. Já a Amanda, piauiense, nasceu em Parnaíba, e foi lá que fez a sua casa a partir de um trabalho de conclusão de curso:  “Aproveitei o último ano da faculdade pra ter o apoio de todos os professores e fui fazer essa pesquisa do projeto para a construção da casa”, comenta. “Então a gente fez o projeto arquitetônico e fomos atrás das soluções”.

Amanda e Fernando: dicas de construir gastando pouco e com bom humor. (Foto: arquivo pessoal)

Com o trabalho feito, saiu da faculdade, começou a pôr a mão na massa e compartilhou tudo no Youtube, no melhor estilo DIY (do inglês “do it yourself”). Do planejamento a boa parte dos móveis, Amanda e Fernando fizeram tudo. Mesmo com a casa erguida, a relação do casal com as soluções para construção a baixo custo continuou.

O canal do casal na rede existe desde 2011, mas foi só no último ano que as visualizações tiveram um salto. Eles oferecem tutoriais sobre construção, artesanato, marcenaria e decoração a baixo custo, tudo com “um toque de bom humor”. Um vídeo, de agosto do ano passado, apresenta um projeto de piscina natural 10 vezes mais barata que a convencional – e passa de 500 mil visualizações.

Hoje, a dupla ministra cursos sobre como construir ou reformar a própria casa com economia – optando por técnicas e materiais que aproveitem os recursos oferecidos pela própria natureza, aliando a arquitetura vernacular (com técnicas  ancestrais de construção) a economia financeira. Eles tentam unir o conhecimento científico ao saber tradicional. 

“A gente acredita que uma casa deve trazer bem-estar para as pessoas e isso implica em todas as facetas da sua vida”, diz Amanda. “O ambiente em que você mora é o fator mais importante para como você vai ter um desempenho na sua vida para sempre”.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

Joseph Oliveira

Graduando em jornalismo na Universidade Federal do Piauí.

1 comentário

Líria · 8 de setembro de 2021 às 12:39

A variedade de temas que a Amanda e o Fernando abordam trazendo técnicas com uma linguagem acessível e com bom humor fazem a diferença na vida de muitas pessoas e levam o conhecimento e empoderamento para quem tem o sonho de construir com estilo e quer economizar ao mesmo tempo, parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *