Depois de dois anos sem a tradicional festa, o Carnaval de Teresina volta em 2023, gerando expectativas com algumas mudanças significativas. Blocos tradicionais anunciam seu retorno – como o Corso do Zé Pereira, com alterações no percurso – e outros, como o Sanatório Geral, deixarão de passar na avenida.
Os meses de janeiro e fevereiro serão marcados pelas prévias. Nas redes sociais, o coletivo Salve Rainha divulgou a volta dos seus eventos, paralisados desde a pandemia. Para financiar algumas ações, algumas atividades terão venda de ingressos a preços acessíveis, gratuidade para pessoas que se autodeclaram transsexuais binárias ou não binárias. É uma primeira fase até que se consiga apoio para ocupar espaços públicos com atividades múltiplas e abertas para toda a cidade. Na página do Salve Rainha na internet é possível conferir a programação e até se inscrever para ser voluntário nos eventos.
No Instagram, um dos mais tradicionais blocos de pré-carnaval de Teresina também anunciou retorno: as prévias da Banda Bandida têm início em 21 de janeiro e seguem até 4 de fevereiro, no bar Fundo de Quintal (Rua 24 de janeiro, 615, atrás do colégio Dom Barreto).
Um comunicado dos organizadores do bloco Sanatório Geral, no entanto, deixou foliões saudosos. Na última terça-feira (10), uma nota de Jorginho Medeiros e Arimatan Martins, produtores do bloco, anunciou seu encerramento. Eles explicam que o crescimento do bloco implica em responsabilidades que não têm condições de manter. “Agradecemos a todas as pessoas que celebraram conosco e às parcerias ao longo de tantos carnavais”, diz a nota. “Mas, viramos a página, viramos história, memória do Carnaval de rua da nossa querida Teresina”. Este ano, o bloco que saía sempre aos sábados de carnaval no adro da Igreja São Benedito, completaria 19 anos. Procurados pela reportagem, os organizadores preferiram não se manifestar.
Corso em novo endereço
A Fundação Municipal da Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e a Prefeitura de Teresina confirmaram o retorno do Corso do Zé Pereira, tradicional evento da cidade. Na última segunda-feira (9), foram lançados editais públicos para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, Rei e Rainha Pessoa Idosa, Rei e Rainha PCD, Rainha Trans, Blocos Carnavalescos, Concurso de Músicas Carnavalescas e também o desfile de caminhões do Corso.
A edição 2023 do Corso vai acontecer no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, na Ponte Estaiada. A novidade este ano é que o ponto de partida será a Av Jóquei Clube, no bairro de Fátima, dispersando pela Av. Dom Severino. Além do tradicional desfile de caminhões enfeitados, o evento contará com palcos e atrações musicais locais.
A mudança no percurso do cortejo veio após reivindicações de moradores da Av. Raul Lopes, onde o evento acontecia. O evento este ano obedecerá à determinação que proíbe eventos que fechem determinado trecho da avenida, após ação movida por moradores do condomínio Villa Mediterrâneo. Dentre as queixas foram citados incômodos ocasionados pelo barulho excessivo e dificuldades de transitar pela avenida. A defesa do condomínio alegou que essas condições prejudicavam consideravelmente os residentes idosos, crianças e portadores de deficiência.
0 comentário