sexta-feira, 4 de abril de 2025

Piauí possui a melhor internet do país, aponta pesquisa

Previsão é de que todos os municípios recebam 5G até final deste ano; alto custo de provedores ainda é principal desafio

02 de agosto de 2022

Com o grande avanço da era digital, o Piauí tem saído na frente com a melhor internet do país, segundo dados do levantamento da Minha Conexão. O estado piauiense se encontra em primeiro lugar na rapidez e conexão de internet do Brasil, atingindo uma velocidade média de 88,4 Mbps. Os dados superam a média do país, de 55,0 Mbps.

A chegada da tecnologia e infraestrutura modernizada é o que pode garantir a inclusão digital no futuro. O professor da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) Juan Aguiar, revela os impactos positivos que este marco representa no estado. “Com a chegada do 5G em todos os municípios, teremos um grande avanço na medicina, sistemas industriais e em especial na educação”, destaca Juan à reportagem. 

Juan cita a Piauí Conectado, uma Parceria Público Privada (PPP) entre o governo do estado e a empresa Globaltask Tecnologia e Gestão S/A, como a responsável pela implementação de redes de fibra óptica de alta qualidade por todo o Piauí. Atualmente, ela atende 87,5% do estado e a previsão é que chegue em breve a todos os 224 municípios. 

Entretanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que em municípios com mais de 100 mil habitantes, como Parnaíba, o 5G só estará disponível até 31 de julho de 2027. E até 31 de julho de 2029, 100% dos municípios com 30 mil habitantes ou mais, como Picos, Piripiri, Floriano, Barras, Campo Maior, União, Altos e Esperantina, também terão a tecnologia.

5G é uma abreviação de “5ª geração de redes de comunicações móveis”. Além de melhorar o funcionamento geral da internet, o 5G será responsável por conectar inúmeros dispositivos simultaneamente, entre eles drones, carros autônomos e até mesmo casas com sensores inteligentes. Ou seja, é a geração com maior alcance e velocidade até então existente.  

De acordo com a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a média de residências aptas a receber internet teve um aumento em dois anos de 11%, o que leva 82% de casas com acesso. Contudo, 35,5 milhões de brasileiros não têm acesso a internet. 

Em contrapartida, a desigualdade de conexão ainda assombra boa parte dos piauienses. Segundo dados de uma pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – mais de 330 domicílios piauienses não possuem acesso à internet. Ademais, a pesquisa revela que um dos principais motivos para a falta de utilização desse serviço é o alto custo para a obtenção dos provedores de internet. 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

1 comentário

Lanna Lesley Nascimento Silva · 2 de agosto de 2022 às 13:54

minha jornalista linda arrasou demais

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *