Entre o estudo e o trabalho de jovem aprendiz em uma fábrica de confecção, João Guilherme reserva parte do seu dia para andar de skate nas pistas de Teresina. Recentemente, o jovem de 17 anos tornou-se campeão de skate street amador e conquistou uma vaga no Brasileiro da modalidade. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de novembro, em Cascavel, no Paraná. Apesar do título de campeão, João ainda não tem patrocínio e precisa de ajuda para custear a viagem.
O contato com o esporte aconteceu quando ele tinha apenas 12 anos. Como a família ainda não tinha condições de comprar o skate, João alimentava sua paixão com shapes emprestados. “Só no final de 2014 meus pais conseguiram me dar um skate”, lembra. Cinco anos depois das primeiras manobras, João sente-se confiante para as competições.
Guilherme agora corre atrás para não fazer parte das estatísticas de atletas que deixam o esporte por falta de incentivo. “Este campeonato é um dos sonhos que eu quero realizar. Minha maior vontade é representar o Piauí nas Olimpíadas”, comenta o atleta. O Piauí é a maior delegação classificada no campeonato, com 48 pessoas em cinco categorias.
Para sair do Nordeste e ir para o Sul do Brasil, a Federação Piauiense de Skate (FEPISK) estimou um custo de 4 mil reais. Os gastos são referentes a passagem, traslado, alimentação e hospedagem. Em entrevista ao oestadodopiauí, a diretora de comunicação da FEPISK, Carla Mata, comentou que a divulgação da vaquinha começou ontem (27) e conta com ajuda do governo do estado. “Estamos na expectativa de garantir a passagem do João Guilherme com a Prefeitura”, afirma Carla.
Leia mais: Sem patrocínio e incentivo, jovens atletas têm carreiras encerradas antes do tempo
Carla explica que os outros classificados já se mobilizaram para custear os gastos do campeonato. “Alguns participantes já compraram suas passagens”, informou. “Apenas o João estava sem uma boa mobilização e ele é o campeão piauiense”. A diretora também relatou, que o governo estadual se disponibilizou a ajudar com hospedagem e alimentação dos atletas que já adquiriram as passagens.
Para ajudar João Guilherme a ir ao campeonato:
PIX em qualquer quantia para 27.482.828/0001-80 (CNPJ)
Conta da Federação Piauiense de Skate – Banco do Brasil.
1 comentário
Gil · 1 de novembro de 2022 às 19:49
Maravilhosa matéria. Parabéns! Pra cima!!! Vamo ajudar