sábado, 23 de novembro de 2024

Primeiro hub de inovação e tecnologia do Piauí comemora dois anos

Primeiro hub de inovação e tecnologia do Piauí comemora dois anos unindo ideias e pessoas

18 de fevereiro de 2022

As definições de futuro foram atualizadas. As transformações e mudanças de realidades, nunca aconteceram em processos tão rápidos quanto atualmente. As palavras-chave dessa nova era poderiam ser: inovação e tecnologia, uma vez que é  impossível falar de negócios, hoje, sem convergir para as infinitas possibilidades de ferramentas e estratégias que a revolução tecnológica trouxe. 

Espaço agrega empresas com base tecnológicas e conecta jovens empreendedores (Foto: arquivo pessoal)

A transformação digital é necessária para o crescimento do país, como também dos estados e municípios. Mas, alinhado a esse investimento no governo e nos órgãos públicos, é necessário obter uma estratégia digital, pois, sem estratégia, muitas vezes as pessoas não encontram capacidade para lidar com as inovações.

Foi com esse propósito que um grupo de empreendedores resolveu implantar no Piauí, o primeiro hub de inovação e tecnologia do estado – o The Hub como é chamado o espaço físico que reúne empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups. O lugar também abriga setores de inovação de empresas tradicionais que buscam se adaptar às transformações digitais e tecnológicas.

“Aqui, diferentes ideias se encontram e dão origem às iniciativas para transformar a realidade dos negócios e da comunidade”, explica Pedro Veras, head de inovação em governos do The Hub. “Temos o propósito de conectar quem está construindo a economia do estado”.

The Summit e O Futuro das cidades foram alguns dos eventos realizados no The Hub em 2021 (Foto: arquivo pessoal)

A ideia do hub – essa associação de pessoas com interesses em comum – surgiu após a realização do primeiro Teresina Summit, em 2019. “Já na primeira edição, o evento foi um sucesso”, conta Veras, um dos idealizadores. A primeira edição consolidou-o como o grande evento de inovação, tecnologia e gestão do estado. Logo depois, os jovens empreendedores perceberam que podiam ir além, e resolveram criar um espaço onde fosse possível provocar interação e conexão entre os atores capazes de impulsionar essa nova economia baseada em inovação e tecnologia. Empresas tradicionais, startups, empreendedores e setor público: juntos e conectados.

Lívia Saraiva, head de inovação do The Hub, relembra que o projeto físico do espaço foi finalizado nos primeiros decretos de lockdown no Piauí. “Nos vimos  naquele momento de ‘poxa, agora o negócio vai parar porque a pandemia começou’”, relembra. “Mas eu acho que esse era o grande desafio: se propor a inovar e trazer tecnologia”. comentou.

Leia mais: João Kepler, maior empreendedor anjo do Brasil, participa do Pré-The Summit

Dois anos se passaram e muitos eventos foram realizados – adaptando-se, inclusive ao formato híbrido, consolidado pela pandemia. Na alçada do The Hub cabe toda ideia que tenha a intenção de discutir inovação e tecnologia,  fomentando o interesse dos piauienses e das grandes e pequenas empresas para o futuro. Em 2021, um dos eventos com realização do The Hub, contou com participação de grandes nomes como João Kepler (escritor, anjo-investidor e especialista na relação empreendedor-investidor, premiado por quatro vezes como o melhor anjo-investidor do Brasil pelo Startup Awards) e o filósofo, cientista político, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ex-ministro da Educação, Renato Janine.

Pedro Veras, head de inovação em governos do The Hub, recebendo Wellington Dias em um dos eventos (Foto: arquivo pessoal)

Com o intuito de debater a cidade, o meio ambiente, a tecnologia e a sociedade, em setembro de 2021 aconteceu uma série de seminários online sobre o futuro das cidades. O evento, denominado “O futuro das cidades – uma agenda urbana mais justa e sustentável pós-pandemia” foi realizado pelo professor, cientista político e ex-gestor público, Washington Bonfim, em parceria com o The Hub. 

Leia mais: Filósofo, cientista político e ex-ministro da Educação profere palestra gratuita com o tema “Educação pós pandemia: o que fazer?”

Para Lívia Saraiva, o espaço proporciona para as empresas a possibilidade de se descobrir novos segmentos de negócios, principalmente para quem ainda está num momento de dúvida sobre o que fazer ou como fazer. “O hub oferece esse suporte, através de mentorias, de compartilhamento de ideias e dos eventos que oferecemos”, diz. 

A gerente de inovação acredita que o principal objetivo do The Hub é conectar pessoas e mostrar que, muitas vezes, a formação não está só dentro da empresa. “Às vezes o que a empresa precisa vem de alguma solução de fora e que pode ser compartilhada por outras empresas que não necessariamente trabalham com o seu mesmo tipo de negócio”, explica. “Isso é conectar pessoas e ideias”. 

Leia mais: Evento discute o futuro das cidades e ações mais justas e sustentáveis pós pandemia

Para além de ser esse espaço de conexão, o hub também possui o papel de trabalhar os profissionais e as empresas – que fazem parte do projeto – a enxergarem uma nova maneira de viver o dia a dia, não só dentro da empresa, possibilitando flexibilidade e conexão entre as pessoas e gerando soluções para a vida. “Acho que essa é a nossa grande essência”, diz Lívia. 

sábado, 23 de novembro de 2024
Categorias: Reportagem

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *