A pobreza tem afetado as periferias brasileiras desde a pandemia. No Piauí, os índices de pobreza da população brasileira nos últimos dois anos revelaram um aumento de 6%. Um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a pobreza cresceu em Teresina e na microrregião Centro-Leste do Piauí.
A região Centro-Leste do estado foi a microrregião que sofreu o maior aumento do percentual de pobreza, seguido pela capital Teresina. Nas demais microrregiões o nível de pobreza caiu no período analisado.
O Piauí é dividido em cinco microrregiões: Baixo Parnaíba do Piauí, Entorno metropolitano de Teresina, Teresina, Centro-Leste do Piauí, Alto Parnaíba e Chapadas Sul do Piauí.
Para a pesquisa, foram consideradas como pessoas em situação de pobreza aquelas que vivem com uma renda per capita igual ou inferior a R$ 497 por mês. Em todo o Brasil, no ano de 2021, quase 1/3 da população se encontrava nesta situação.
Leia mais: Piauí foi o estado nordestino que mais viu a pobreza aumentar durante a pandemia
Segundo a FGV, o percentual da população piauiense considerada pobre (com renda per capita mensal abaixo de R$ 497) era de 45,84% em 2019. Em 2020, o percentual caiu para 39,13%. Em 2021, o percentual subiu para 45,81%, apenas 0,03% menor do que o registrado em 2019.
1 comentário
Herbert seabra · 13 de julho de 2022 às 11:39
Sobre a pobreza no Piaui a população tem que dar um basta nisto mudar o governador e votar nos deputados Estaduais que tema cara do povo deixar de pegar cesta Básica e votar de verdade em Homens Serios Homens que seja dono do seu lar e seja familiar que acredite no ensino Público e não seja um Ebrio, fazendo assim poderá amenizar um pouco do sofrimento do meu povo do Piaui,