sábado, 23 de novembro de 2024

Vacinação em Teresina: redução de intervalo e agendamento para dose de reforço

Com avanço da ômicron, Ministério da Saúde autoriza redução do intervalo para 3º dose

27 de dezembro de 2021

As aglomerações das festas de fim de ano têm preocupado autoridades e setores da saúde. A nova variante ômicron tem se espalhado de maneira rápida em países da Europa. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde, seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde, autorizou desde 21 de dezembro a redução do intervalo na aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 – de cinco, passou a ser apenas quatro meses, para população acima de 18 anos. Também foi reduzido o intervalo para a segunda dose de reforço para imunossuprimidos. 

De acordo com a FMS, a aplicação foi antecipada para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da nova variante do coronavírus. A decisão vale para toda a população que já completou o esquema vacinal com duas doses, com exceção a gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que continuam seguindo o intervalo de cinco meses. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito depois de dois meses, com a mesma vacina.

Festas de fim de ano

Um último decreto foi publicado pelo Governo do Estado do Piauí, dispondo sobre as medidas sanitárias que devem ser adotadas até o dia 2 de janeiro de 2022, em todo o estado. Entre as medidas sanitárias, o documento mantém a obrigatoriedade do uso de máscara, limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes e a proibição de eventos, confraternizações e atividades que possam gerar aglomeração.

A flexibilização do uso de máscara chegou a ser cogitada pelo governador Wellington Dias, que estudou a possibilidade de adotar o “Natal sem máscara”. A hipótese foi descartada por membros do comitê de combate a Covid-19 no Piauí. Mas,  no decreto, o governo permitiu um maior número de pessoas em ambientes abertos, desde que seja respeitada a capacidade de 50% do local.  

Diferente dos estados brasileiros e temendo o avanço da ômicron, Portugal e Alemanha anunciaram novas medidas restritivas para as festas de fim de ano, fechando boates e limitando o número de pessoas em reuniões. Em Portugal, além do fechamento de bares e boates, o governo pediu que a população trabalhe de casa por pelo duas semanas. Na noite de ano novo, as reuniões em espaços abertos serão limitadas a 10 pessoas e será exigido um teste negativo para a circulação em bares e restaurantes. 

Agendamento para dose de reforço

Na última semana de dezembro, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em Teresina em quatro pontos de drive-thru – também é possível, através do site da FMS, fazer o agendamento

Além do agendamento, quatro pontos drive-thru estarão vacinando com os imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Os pontos estarão em quatro locais: terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, das 9h às 17h.

A vacinação drive thru estará disponível para os seguintes públicos: 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais, segunda dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes), e dose de reforço – respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose para população em geral e 28 dias da última dose para imunossuprimidos, com exceção das gestantes e puérperas que devem tomar com cinco meses. 

Para receber a vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Pessoas que vão receber a segunda dose ou dose de reforço devem levar ainda o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Além disso, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou um responsável.

sábado, 23 de novembro de 2024
Categorias: Últimas

2 comentários

André · 2 de janeiro de 2022 às 19:15

Boa noite, juliana. Tomei duas doses da Pfizer, você sabe informar se agora posso tomar a terceira dose de coronavac? Aqui em teresina. Muito obg.

    Redação · 4 de janeiro de 2022 às 17:55

    Olá, André! Segundo o Ministério da Saúde, a tendência é que a maioria dos adultos receba a vacina da Pfizer como terceira dose. Entre em contato com a FMS para mais informações.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *