Do texto à imagem – e também através do som, com o podcast O Estado de Coisas – oestadodopiaui.com discutiu, ao longo do ano, os principais acontecimentos políticos no Piauí e no Brasil. No melhor estilo casamento entre informação e design, as capas das reportagens deram tom crítico e analítico ao nosso conteúdo.
No jornalismo impresso, a charge é um gênero que costuma utilizar a imagem para expressar ao público o posicionamento editorial de um veículo de comunicação. Recursos como a ironia, comparações e até mesmo certo “exagero” na mensagem são utilizados, de modo que o leitor assimile a mensagem e intenção de quem a publica. Esses elementos são também observados no trabalho de Aline Santiago, que assina a direção de arte na redação do oestadodopiaui.com. “Abuso muito das cores, do bom humor e do exagero, seja para exaltar, seja para denunciar”, explica.
Para que uma capa seja eficaz em repassar a mensagem, ela frisa, dois pontos são essenciais: informação e curiosidade. No turbilhão de acontecimentos do dia a dia, Aline busca e encontra inspiração. “Essa soma de coisas funciona porque comunica com pessoas diferentes ao mesmo tempo”, acredita. Por meio da arte e do bom humor, acontecimentos políticos complexos foram explicados em apenas uma imagem. Direta e certeira, como uma boa charge deve ser. Aprecie:
0 comentário