sexta-feira, 19 de abril de 2024

Piauí registra uma das maiores taxas de feminicídio, superior à média nacional

No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos e morta a cada sete horas

08 de março de 2022

O dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – é um marco na luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação. Mas, mesmo com grandes lutas e conquistas, a violência de gênero encontra-se cada vez mais presente no Piauí. 

Leia mais: Denúncias de violência à mulher aumentam em aplicativos

Na véspera desse dia, um levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública trouxe números alarmantes em relação aos registros de crimes contra meninas e mulheres durante a pandemia da Covid-19.  No Brasil, foram registrados 2.452 feminicídios e 100.398 casos de estupro. 

Leia mais: Lentidão na justiça em casos de violência de gênero afasta vítima da denúncia

O Piauí, encontra-se entre os estados que registraram as maiores taxas de feminicídio, superiores à média nacional. Em relação ao período de 2019-2020, o estado registrou uma taxa de 6,9%. Já no período de 2020-2021, houve um aumento na taxa de 10%, em relação ao período anterior. 

 

O ano de 2021 também marca a retomada do crescimento do registro de estupros e estupros de vulneráveis contra meninas e mulheres no Brasil. Foram registrados 56.098 boletins de ocorrência de estupros, incluindo vulneráveis, apenas do gênero feminino. Constando que, a cada 10 minutos, uma mulher/menina é vítimas de estupro – isso considerando apenas os casos que chegam até as autoridades policiais. 

Leia mais: Por trás do silêncio

Novamente o Piauí figura entre os estados que mais tiveram aumentos no registro de estupros de mulheres em 2021. Os maiores destaques são: Paraíba (111,3%) , Maranhão (46,6%), Alagoas (23,5%) e Piauí, com aumento de 19,3%. 

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de registro de ocorrência nas delegacias especializadas, delegacias gerais ou por meio de boletim de ocorrência online. Além disso, a vítima também pode fazer uso da Central de Atendimento à Mulher pelo número 180. 

sexta-feira, 19 de abril de 2024
Categorias: Últimas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *