quinta-feira, 16 de maio de 2024

Filhos de Themístocles e enteados de prefeita lançam pré-candidatura em Esperantina

O encontro contou com a presença de Rafael Fonteles, o ex-governador Wellington Dias e apoiadores da região dos Cocais

16 de maio de 2022

À medida em que os lançamentos de pré-candidaturas vão acontecendo ficam mais evidentes as intenções de candidaturas de núcleos familiares. No Piauí, membros da mesma família vêm cada vez mais ocupando – ou querendo ocupar – várias cadeiras nas diversas esferas públicas. Na última sexta-feira (13), os filhos do deputado estadual Themístocles Filho (MDB) – Marcos Aurélio Sampaio e Felipe Sampaio – lançaram as suas pré-candidaturas aos cargos de deputado federal e estadual, respectivamente. 

O lançamento aconteceu na cidade de Esperantina, norte do estado, onde Ivanaria Sampaio – esposa de Themístocles – é prefeita. Estiveram presentes os pré-candidatos Rafael Fonteles (PT) e Wellington Dias (PT).

Card de lançamento da pré-candidatura com a família reunida (Foto: reprodução da internet)

Um levantamento feito pelo oestadodopiaui.com identificou que, só no pleito de 2014, dos 30 deputados estaduais, 20 tinham algum grau de parentesco com políticos piauienses. Atualmente, esse fenômeno passou a ser observado não só na Assembleia Legislativa, mas também na Câmara de Vereadores, onde, dos 29 eleitos, 10 possuem heranças políticas.

A prática se repete nas eleições de 2022 – nos bastidores da política, esse ambiente familiar foi denominado de “chapa dos filhos” – os filhos de Themístocles e o filho do prefeito Dr. Pessoa (Pessoinha). Na Câmara Municipal, duas pessoas herdaram o capital político de seus progenitores: Fernanda Gomes (filha do deputado Evaldo Gomes) e Venâncio Cardoso (filho da deputada Flora Izabel). Quem também busca herdar o capital político do pai é a pré-candidata a deputada estadual Bárbara Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho com a deputada estadual Lucy Soares.

Leia mais: De pai para filho, do marido a esposa, do avô ao neto: herança de apoio dificulta a renovação política no Piauí

O aparecimento de Themístocles 

Mesmo como pré-candidato a vice-governador do Piauí na chapa de Rafael Fonteles, o deputado Themístocles Filho não tem aparecido muito nos holofotes ao longo da pré-campanha realizada pela chapa petista. Para alguns analistas políticos, a não aparição do deputado pode estar relacionada a uma baixa popularidade do MDB no estado. 

Em suas redes sociais, quase não há fotos ao lado do pré-candidato Rafael Fonteles – mesmo Themistocles o acompanhando em diversas viagens pelos municípios piauienses. A postagem de lançamento da pré-candidatura de seus filhos para deputado é uma das poucas em que o pré-candidato aparece ao lado de Rafael Fonteles e Wellington Dias.   

quinta-feira, 16 de maio de 2024

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *