Entidades estudantis, professores universitários, municipais e estaduais e sindicatos se reuniram no Ato em Defesa da Democracia, realizado na manhã desta quinta-feira (11) na Praça Rio Branco, centro de Teresina. Também fizeram parte da manifestação Diretórios Centrais, Centros Acadêmicos, grêmios estudantis e entidades organizadas de juventude. O movimento #MaisDemocracia, parceiro do oestadodopiaui.com esteve presente e defendeu o sistema eleitoral.
Um dos principais momentos da ação foi a leitura da Carta em Defesa da Democracia, lida por Washington Bonfim, um dos idealizadores do #MaisDemocracia. Durante a concentração do ato foram distribuídas cópias da carta aos presentes.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A CARTA!
Bernardo Blanche, secretário de organização da União da Juventude Socialista (UJS) participou do ato e destacou que a ação deste ano reuniu estudantes e a classe trabalhadora. Ele afirma que essa união é importante em meio ao cenário de claras demonstrações de ruptura do estado democrático de direito.
“A defesa da democracia é prioridade para os estudantes”, ressalta Bernardo, ao relembrar o ataque à sede nacional dos estudantes e o assassinado de um estudante secundarista, em 1964.
Além da manifestação no Piauí, o ato em defesa da democracia também ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), reunindo artistas, acadêmicos, empresários e juristas. Durante o evento foram lidos dois manifestos pró-democracia: um deles escrito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o outro, pela USP.
Leia mais: #MaisDemocracia no Piauí
0 comentário