Nascido com a proposta de trazer um novo olhar jornalístico, oestadodopiaui.com completa um mês de existência. Um veículo de comunicação que surge para abordar temáticas variadas com disposição crítica, incentivando debates saudáveis sobre todos os assuntos. Como princípio, a liberdade de questionamento, seja de autoridades ou quaisquer poderes estabelecidos, mantendo o respeito às instituições e às pessoas. Sem posição partidária nem louvação a entes econômicos ou governamentais.
Em um curto período, já debatemos criticamente a desigualdade gerada pelo agronegócio no Piauí, jogamos luz na violação de direitos de pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias, ouvimos e nos emocionamos com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, além de outras reportagens de fôlego.
Para comemorar nosso primeiro mês, elencamos as cinco reportagens mais acessadas nesse período:
Contamos a história de Carlos Eduardo, o Dadinho, que cresceu em uma comunidade sem acesso a energia e internet e hoje coleciona medalhas na computação. De infância simples, no semiárido, o foco de Dadinho sempre esteve nos estudos. Hoje, está cursando o 6º período de Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí, mas vive em Brasília, estagiando como engenheiro de software na VTEX, uma renomada startup brasileira.
O ex-ministro da educação em 2015 e professor de Ética e Filosofia Política conversa com a equipe do oestadopiaui.com sobre desafios para o desenvolvimento, pandemia e o cenário político para 2022.
Do cerrado, uma esperança no combate à Covid-19
Em nossa primeira reportagem sobre pesquisas científicas, falamos do buriti e jaborandi, plantas do Nordeste, que podem ser capazes de inibir a Covid-19, uma descoberta feita por pesquisadores do Piauí e do Maranhão.
Fomos à cidade de Piripiri para ouvir a história de Guilherme Lopes, filho de pedreiro e costureira, que, aos 26 anos, virou o doutor mais jovem do Brasil. Com produção acadêmica invejável, ele agora é professor universitário e segue na pesquisa com plano de pós-doutorado
No Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, trouxemos relatos de transexuais que procuraram na educação e no ativismo a possibilidade de terem direito à dignidade – e se destacaram no Piauí – e do Piauí para o mundo. Na reportagem, contamos a história de Jovanna Baby, Letícia Nascimento, Morena Caymmi e Ayra Dias
0 comentário